segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PEPSI X COCA-COLA


A Coca-Cola foi criada em 1886, e hoje é um dos refrigerantes mais vendidos do mundo, ela é vendida em 136 países.
Criada pelo farmacêutico John Pemberton em 1886 e originalmente produzida como um remédio patenteado, a Coca-Cola alterou sua fórmula original e gradativamente conquistou novos mercados. Um dos responsáveis pelos sucesso da Coca-Cola Company foi o empresário Asa Griggs Candler, cujas táticas agressivas de marketing levaram a empresa a conquistar largas fatias do mercado de refrigerantes no mundo, a partir do século XX até os dias atuais.
A Pepsi nasceu em 28 de agosto de 1898, quando o farmacêutico Caleb Bradham formulou a Pepsi-Cola, na Carolina do Norte, então chamado Brad's Drink. Caleb Bradham era um farmacêutico de New Bern, Carolina do Norte. Como muitos farmacêuticos da virada do século nos Estados Unidos, ele servia bebidas refrescantes para seus clientes, algumas criadas por ele mesmo. A bebida mais popular delas era a chamada "Brad’s Drink", que era feita de água carbonatada, açúcar, baunilha, aromas de especiarias (canela, cravo, noz moscada, etc.), pepsina e extrato de noz de cola.
O Brad’s drink foi criado no verão de 1898 e posteriormente renomeado como Pepsi Cola, após ter adicionado extrato de noz de cola e pepsina. Em 1902 o sucesso da bebida levou Bradham a dedicar-se totalmente ao novo negócio. O primeiro anúncio em jornal apareceu no New Bern Weekly Journal no mesmo ano. O nome foi registrado em 16 de junho de 1903. Guerra das colas
A guerra começou durante a década de 1980, a Pepsi-Cola realizou uma série de anúncios televisivos mostrando pessoas que participaram em testes de gosto na qual expressaram sua preferência pela Pepsi em relação à Coca. A Coca-Cola também exibiu anúncios para combater os da Pepsi, num incidente às vezes chamado, no meio publicitário, de "a guerra da cola". Um dos anúncios da Coca comparou o então chamado "desafio Pepsi" a dois chimpanzés decidindo que bola de tênis tinha mais tecido. Após isso, a Coca-Cola manteve sua liderança no mercado global de refrigerantes, embora a Pepsi tenha conseguido conquistar brevemente alguns mercados regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário